segunda-feira, 25 de junho de 2018

NOTÍCIAS DE MINHAS RAÍZES - BRITO.



Brito é uma freguesia portuguesa do concelho de Guimarães, com 6,14 km² de área e 4 939 habitantes (2011). Densidade: 804,4 hab/km². Arquidiocese de Braga. Orago S. João. Está situada a cerca de 7 km da sede do concelho e é atravessada pelo rio Ave.
Foi elevada a vila em 12 de Julho de 2001.
A primeira personagem histórica que aparece foi D. Soeiro de Brito, que foi rico-homem ou infanção no reinado de D. Afonso V. D. Soeiro fundou um convento de frades beneditinos, do qual não restam vestígios.
Diz-se que o solar da família Brito é na Ribeira de Brito,situado entre o Rio Ave e a Portela dos Leitões. As suas armas são: de vermelho, nove lisonjas de prata, apontadas, moventes do chefe, da ponta e dos flancos do escudo e carregadas, cada uma, de um leão púrpura.
O padroeiro de Brito é o S. João Baptista, que se festeja a 24 de Junho. No dia 15 de Agosto celebra-se a festa da Abadia em honra da Nossa Senhora do Rosário cuja administração é exercida por uma confraria criada nos princípios de Séc. XVII mais precisamente em 1609. A festa do Coração de Jesus e a festa de S. João Baptista encontram ainda eco nesta freguesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário