domingo, 8 de julho de 2018

POEMA Nº 18 , do Livro "O EU SOFRIDO"



                                                              POEMA Nº 18

À sua meiguice
e discrição;
À sua inteligência;
Ao meu silêncio;
À sua forma de mulher
Mais do que nunca amada;
À sua maneira de falar;
À minha vontade proibida;
À divergência da vida;
Ao ser primeiro;
À minha necessidade
De versificar;
À glória que tive;
À minha inteligência;
À disparidade dos povos;
À guerra da Indochina;
À decisão da Índia;
Ao beijo de sangue
Da microbiana;
Ao vômito do bêbado
Da cachaça burra;
À sórdida relação da prostituta;
- O “Meu Padre Nosso”

         II

Ao ronco do obeso;
À incapacidade dirigente;
 Ao menino da rua da incerteza;
À frase perdida do filósofo;
Aos versos todos inacabados
Que não falam tudo
Porque são quase mudos;
Ao não entendimento
Da ignara plebe;
Ao homem de letras;
À carne exposta da mulher ridícula;
Ao orgasmo perdido no banheiro público;
À moça virgem que se perdeu;
À que se encontrou
No quarto de um motel;
À que se entregou sem lua de mel;
À noiva deslumbrante
Do altar do Padre;
Ao herói que não tivemos;
À festa da besta;
À casa do néscio;
À livre escolha;
Ao cárcere do ódio;
À vida já perdida,
Tão incompreendida...
- A minha “Ave Maria”

III

Ao trabalho e ao cansaço;
À recuperação;
À mulher que se vendeu;
À mente que ignora;
Ao fato que se deu;
Ao abandono que já tive;
À força do judeu;
À atrofia do inocente;
À craniostose;
À cúpula carnal;
À desinteligência;
À incerteza;
À traição;
À ambição sem freio;
À observação do obsceno;
À questão apodrecida;
Ao místico e à mística;
Ao misterioso subconsciente;
Ao desejo tido
Comumente degradante;
À lésbica e ao homossexual;
À bandeira verde do vício...
- O meu “Creio em Deus Padre”.

                   IV

Creio em Deus Padre sobre todas
As coisas, sem recíproca
Verdadeira.
Creio na recuperação dos que pretendem;
Creio na força do “poder”;
Creio na força do Direito;
Creio no amor que se aproxima;
Creio na saudade
E mais ainda no porvir;
Creio na santa sapiência tão escassa;
Creio no divino;
Creio na harmonia;
Creio na técnica;
Creio na introspectiva
Imagem de um sublime Deus;
Creio em Deus Padre sobre todas
As razões vindouras,
Mais puras e mais humanizadas;
Creio no chão que estou pisando;
Creio em Deus e sobre tudo - em mim.

                                               23/12/71.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário